top of page

ORALVIS
Clínica Médico Dentária
Contacte-nos: 232 421188 | 96 2591648
oralvis@gmail.com
Facebook: Oralvis Clínica Médico Dentária

Sedação Consciente
Um dos principais problemas dos pacientes é o medo e a ansiedade das consultas de medicina dentária, tanto em crianças como em adultos. Um dos grandes objectivos da Medicina Dentária moderna é o controlo deste medo e ansiedade, muitas vezes gerado pelo stress e que pode proporcionar manifestações adversas de comportamento ou alterações sistémicas potencialmente perigosas.
O conceito de sedação consciente difere totalmente da anestesia geral. A sedação consciente é uma depressão mínima do nível de consciência produzida por métodos farmacológicos ou não-farmacológicos (ou a sua combinação), onde é mantida a respiração espontânea, os reflexos protetores e a capacidade de resposta a estímulos físicos e comandos verbais.
Um dos principais métodos de sedação consciente é a utilização de sedação inalatória com protóxido de azoto. É uma técnica fácil, muito segura e que normalmente resolve o problema de comportamento do paciente.
O que é?
A sedação consciente é uma técnica de anestesia que permite à criança ou adulto cooperar com o médico dentista, pois o medo e a ansiedade estão muito reduzidos. O paciente nunca perde a consciência.
A quem se destina?
É uma técnica usada em crianças com problemas comportamentais ou crianças especiais na consulta e que necessitam com urgência de tratamento dentário ou em adultos com medo de tratamentos dentários.
Porquê o recurso à sedação consciente?
O risco é menor que uma anestesia geral e o paciente está consciente e consegue colaborar com o médico dentista.
É um método seguro?
O método é seguro quando praticado por médicos dentistas com formação na área.
Quais os cuidados a ter antes do procedimento?
Se o paciente estiver doente aquando do tratamento deve contactar a clínica para saber se o tratamento deve ser adiado. Normalmente não se deve avançar quando o paciente está constipado ou com problemas respiratórios.
E depois das consultas?
O paciente só sai da clínica quando se tem a certeza que tudo está bem e não existe qualquer tipo de risco. Deve passar o resto do dia em casa e serão dadas indicações pelo médico dentista que devem ser cumpridas.
Quem é candidato à sedação consciente?
- adultos e crianças com mais de 2 anos nos mais diversos tratamentos dentários
- pacientes com medo da dor e/ou com níveis de ansiedade muito altos
- crianças muito pouco colaborantes ou pacientes especiais
- cirurgias de maior complexidade ou grande duração.

bottom of page